UMA PEQUENA VINGANÇA DE MACHADO DE ASSIS

Posted: 23/08/2007 in MONTAGENS TEATRAIS

EM BREVE

 

 

vingancinha.jpg

BASEADO NO TEXTO HOJE AVENTAL, AMANHÃ LUVA DE

MACHADO DE ASSIS

ADAPTAÇÃO E DIREÇÃO VALÉRIA DI PIETRO

COM: NICE PEQUENA – PETERSON XAVIER E WESLEY VIEIRA

Através da leveza da comédia, temos em Entre o Avental e a Luva, um retrato dos padrões sociais da época. Utilizando os recursos da comédia francesa, Machado mantém no texto sua maneira peculiar de tratar os mais diversos temas sob o prisma do humor e da visão reflexiva da condição humana.

O texto foi editado na revista a Marmota em março de 1860 e foi transcrito em Páginas Esquecidas, com o título de Hoje Avental, Amanhã Luva. A proposta da adaptação foi a de acrescentar idéias e reflexões machadianas, aprofundando um pouco mais o jogo de humor entre os personagens

Durval, um pedante proprietário rural, volta à corte após dois anos de ausência, para encontrar Sofia, e possivelmente restaurar os laços afetivos de outrora , mas encontra Rosinha, a criada que antes por ingenuidade havia se apaixonado pôr ele, mas, fora desdenhada por questões sociais. Esta embora pobre, freqüentou excelentes colégios em Lisboa junto com a patroa, o que lhemuito espírito e astúcia. Rosinha une-se então a Bento, criado de Durval, e constantemente humilhado por ele. Bento diz ter certas habilidades artísticas, é um aficionado do teatro, considera-se um mestre nos disfarces Juntos resolvem dar uma boa lição às antipatias do patrão.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s