TEIA 2007

Posted: 01/11/2007 in AGENDA

teia.jpg

O maior encontro da diversidade cultural terá atividades de entretenimento, de trocas de experiências, além de espaços para debates

A segunda edição do maior encontro da diversidade cultural brasileira está chegando. Cerca de 100 mil pessoas prestigiarão, entre os dias 7 e 11 de novembro, em Belo Horizonte, a TEIA 2007, cujo o tema é Tudo de Todos.
O objetivo da iniciativa é dar mais visibilidade aos Pontos de Cultura, favorecer sua articulação e intercâmbio de experiências, de modo que a sociedade brasileira participe de forma mais atuante na definição das políticas públicas de Cultura.
O evento, que contará com a participação de representantes de Pontos de Cultura integrantes do Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania – Cultura Viva, do Ministério da Cultura, terá como foco a relação entre Cultura e Educação.
“Até mesmo temas como Diversidade Cultural e Cultura Digital terão seus debates voltados ao foco desta Teia, que é a Cultura e a Educação”, explica Célio Turino, secretário de Programas e Projetos Culturais do MinC.
Esses debates ocorrerão durante todo o evento, mais especificamente no Seminário Internacional Saberes Vivos, que contará com a participação de personalidades brasileiras como o dramaturgo Ariano Suassuna e o jornalista Luis Nassif, além de renomados especialistas estrangeiros, dentre os quais Bernd Fichtner, professor da Universidade Siegen da Alemanha, e Candace Slater, doutora da Universidade de Berkeley, nos EUA.
Celebração e Encantamento, Reflexão e Organização
O secretário Célio Turino explica que o encontro baseia-se em três princípios: Celebração e Encantamento, Reflexão e Organização. O primeiro engloba as exposições artísticas, como a Mostra Arte Viva, que tem como propósito evidenciar o processo de desenvolvimento artístico nas comunidades, por meio de trabalhos nos segmentos das artes plásticas, teatro, dança, música, literatura, cinema, vídeo, etc.
Já com relação à Reflexão, Turino destaca que, além dos seminários, envolve as parcerias com outras instituições, como é o caso do Laboratório de Práxis Educacionais, uma ação conjunta dos ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC). “É um laboratório de práticas educacionais para demonstrar o quanto de tecnologia e de conhecimento estão sendo produzidos pelos Griôs, pelos mestres de saberes popular e por todas essas comunidades que atuam de forma muito integrada e solidária com seu povo.”
Quanto à Organização, aborda o 1º Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, uma iniciativa na qual os representantes dos Pontos estarão reunidos para desenvolver a agenda política do Programa Cultura Viva, do MinC. “Esse princípio diz respeito à auto-organização dos Pontos de Cultura. A idéia é que comecem a se colocar como movimentos sociais, já que a Cultura é fator de desenvolvimento humano.”
Perspectivas
Para esta nova Teia são esperados resultados mais significativos dos que os alcançados na primeira edição, realizada em abril do ano passado, em São Paulo. O secretário de Programas e Projetos Culturais acredita que o público vai se surpreender com a qualidade estética e de organização, já que o MinC teve mais tempo para estruturar o encontro. “Além disso, o evento vai lançar um novo patamar para discutir as Políticas Públicas na área Cultural.”
“A escolha da Bienal de São Paulo para realizar a primeira edição da Teia, em 2006, foi proposital pelo aspecto simbólico do que representa a Bienal para as artes consagradas”, destaca Turino. Só que a construção do Cultura Viva e dos Pontos de Cultura vai na ‘contramão’ disso porque busca outra legitimidade na sociedade com a periferia ganhando o centro. Mesmo assim foi um grande momento.
O secretário Célio Turino espera que a iniciativa permita que, cada vez mais, essa produção ‘periférica’ seja descoberta. “São ações que não aparecem na mídia e agora terão a oportunidade de mostrarem o que vêm fazendo. Vamos dar mais um passo para que os Pontos de Cultura se apresentem e sejam vistos.”
Debate, Lazer e Entretenimento
Diversos espaços da capital mineira foram escolhidos para abrigar as atividades que serão realizadas nos cinco dias do evento: o Palácio das Artes, o Teatro Francisco Nunes, a Serrania Souza Pinto, o Museu de Artes e Ofícios, a Praça da Estação, o Centro Cultural da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Estação do Conde e a Funarte Casa do Conde.
Além do Seminário Internacional Saberes Vivos, do 1º Fórum Nacional dos Pontos de Cultural, do Laboratório de Práxis Educacionais e da Mostra Arte Viva, constam da programação muitas outras iniciativas que vão desde entretenimento até compartilhamento de experiências entre os Pontos de Cultura.
Serão realizados espetáculos na Praça da Estação, que vai se transformar no Palco em Obras, onde se apresentarão alguns dos grandes nomes da música popular brasileira. Maracatu Leão Coroado e Alceu Valença, Instituto Cultural Martinho da Vila e Martinho da Vila, Fundação Raimundo Fagner e Fagner, Conexão Felipe Camarão e Macalé, estão dentre as atrações artísticas.
Os Pontos de Culturas ainda terão um local especialmente dedicado à conversas e discussões, o Espaço Conversê. Será um ambiente democrático, participativo, para que todos se reúnam, de forma que redes já formadas se consolidem e desenvolvam novas perspectivas para colaboração e discussão em torno de atividades promovidas.
Também estão previstos o Circo Brasil, um palco aberto e administrado pelos Pontos de Cultura para suas manifestações artísticas; o Circuito Cidade Viva, iniciativas locais paralelas em bares, restaurantes e lojas, integrando a cidade e seus habitantes aos visitantes de todos os cantos do país; o Mercado Criativo, um novo conceito de vitrine para os produtos artesanais dos Pontos; e a Feira de Economia Solidária, promoção do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Cobertura Jornalística – A Teia 2007 terá sua própria agência de notícias composta por aproximadamente 50 profissionais da área de comunicação, que contarão com o apoio de repórteres-oficineiros. O objetivo é produzir reportagens e matérias, que serão disponibilizadas para a imprensa e para o público em geral, com atualização contínua durante todo o evento.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s