O QUE É UM PONTO DE CULTURA?

logo-pt-cul.jpg

TRANSITANDO ENTRE

EXPERIMENTAÇÕES CULTURAIS:

Mapeamento e estudo das propostas de Pontos de Cultura.
Luciana Carvalho da Silva

Quando a música era colocada, o “1, 2, 3 e 4” não se fazia mais necessário, a sensação é que a música entrava dentro daqueles corpos formando um único, eles se movimentavam como se fossem um grande e unico corpo, vibrando o mesmo pulso. E, quando um era chamado a se separar do grupo para CRIAR, era como se um pensamento se estendesse daquele corpo, indo buscar algo ao longe, mas mantendo-se conectado ao seu todo.

– Vivência da Oficina de dança Instituto Religare, março de 2009

O Instituto Religare nasceu em 2002 desenvolvendo trabalhos com jovens em situações de risco social, entre eles os de baixa renda, dependentes químicos, ex-internos da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (FEBEM), jovens em liberdade assistida e semi-liberdade da atual Fundação A Casa. Segundo a idealizadora e coordenadora do projeto Valéria Di Pietro, o real início se deu dentro da FEBEM, com a montagem do espetáculo “Em Algum Lugar de La Mancha”. O objetivo do projeto é trabalhar com a arte como estratégia, para que se possa proporcionar através dela a ampliação cultural, aproximação de novas possibilidades profissionais, artísticas e técnicas, suprindo, assim, uma demanda identificada para a inserção social e cultural de jovens em risco social. A parceria firmada com o Ministério da Cultura no início de 2005, tendo durado seu financiamento até julho de 2007, resultou no Ponto de Cultura Arte aos Quatro Ventos. Segundo a coordenadora, a parceria com o Ministério da Cultura proporcionou uma ampliação de propostas para os jovens e para a comunidade do entorno. Assim, no período em que o repasse financeiro era feito pelo MinC foi possível oferecer diferentes espaços de vivências culturais e artísticas para esses jovens, uma vez que havia uma maior facilidade para pagar os “oficineiros”. Ocorreram, então, neste período, além do trabalho teatral, oficinas de dança, de construção de curtas e vídeos e sessões de cinema, que eram oferecidas regularmente para a comunidade. As minhas duas experiências neste espaço foram revigorantes, não sei se essa é a melhor palavra para descrever as sensações, mas foi tamanho o afetamento de estar naquele espaço, de conversar com participantes, com a coordenadora e assistir a leitura de textos, que projetos se formavam e se desconstruíam em mim. A vontade me levava a pensar formas que pudessem fazer com que aquele espaço crescesse, não só em número de participantes, mas em experiências artísticas e culturais para aqueles jovens, pois, era lindo vê-los se entregar ao personagem, ao palco, ao texto, mesmo sem público, sem cenário.

ARTE AOS 4 VENTOS

Promover o resgate de valores e identidade, desenvolvendo ações no campo das artes, atuando na difusão e inclusão cultural. É um local onde o aprimoramento intelectual, cultural e filosófico é uma constante. Pratica-se a educação dos sentidos. Um cidadão que tem acesso à produção artística do seu tempo enfrenta com mais clareza a complexidade da sua vida. A arte é uma estratégia evolutiva. Ela é tão indispensável quanto a alimentação, a saúde e a segurança.

O INSTITUTO RELIGARE DESDE 2005 É UM PONTO DE CULTURA SITUADO NA REGIÃO DA BARRA FUNDA.

QUE SÃO OS PONTOS DE CULTURA

Ponto de Cultura é a ação prioritária do Programa Cultura Viva e articula todas as suas demais ações. Ele é a referência de uma rede horizontal de articulação, recepção e disseminação de iniciativas e vontades criadoras. Uma pequena marca, um sinal, um ponto sem gradação hierárquica, um ponto de apoio, uma alavanca para um novo processo social e cultural. Como um mediador na relação entre Estado e sociedade, e dentro da rede, o Ponto de Cultura a grega agentes culturais que articulam e impulsionam um conjunto de ações em suas comunidades, e destas entre si.

collage8.jpg

Atividades 2007 – janeiro a julhoPONTO DE CULTURA ARTE AOS QUATRO VENTOS

INSTITUTO RELIGARE RCS

EVENTOS E GRUPOS

JANEIRO

Pesquisa, Produção e filmagem do curta SOMBRAS DE UM ARTISTA

Primeiro Curta produzido no Ponto de Cultura.

Conta a história de uma mulher que em um dia envolvida em sua solidão, abre um baú aonde estão as sombras de seu passado, o contato com os objetos em seu interior trazem suas lembranças que passam a povoar sua vida entre o sonho e a realidade. O vídeo foi realizado todo com material do Ponto de Cultura e os personagens são os alunos.

GRUPOS DE ESTUDO

HISTÓRIA DO TEATROestudos e seminários

Comédia Dell’ArteRenascença

FILMES

AS VIAGENS DO CAPITÃO TORNADO

Dirigido por Ettore Scola, “A viagem do Capitão Tornado” é mais uma adaptação da obra de Théophile Gautier para o cinema. Trata-se de um filme mágico que trata de uma época de declínio da commedia dell’arte pela Europa, inserindo o espectador no clima onírico e teatral daquelas mambembes apresentações, com cenários e fotografias quase-fellinianos em sua beleza e fantasia.

BELA DO PALCO

Em 1660 os papéis femininos no teatro eram sempre representados por homens. Ned Kynaston (Billy Crudup) é o ator inglês mais conhecido por interpretar mulheres, graças ao seu talento e também à sua beleza. Entretanto o rei Charles II (Rupert Everett) se cansa de ver sempre os mesmos rostos no palco e ordena que as mulheres também integrem as companhias teatrais. Com isso Ned perde sua função nas peças, perdendo completamente sua utilidade. Desiludido, ele apenas o suicídio como alternativa até que recebe a ajuda de Maria (Claire Danes), sua ex-camareira, que agora se tornou atriz.

ADORÁVEL JULIA – István Szabó
Julia Lambert (Annette Bening) é uma
atriz que trabalha no teatro de Londres em 1938. Após ser humilhada por seu jovem amante e traída pelo marido, ela dá a volta por cima usando os palcos para tramar sua vingança.

CINEMA PARADISO Giuseppe Tornatore

O filme conta a trajetória desde a infância difícil, passando pelos problemas da adolescência, até a maturidade de Salvatore di Vitto (também conhecido por todos como Toto). A história se passa em uma Itália pós-guerra, na pequena cidade de Giancaldo, um lugar onde todo mundo se conhece e a única atração restante é o velho Cinema Paradiso, aonde todos vão aos finais de semana para se divertirem um pouco.


FEVEREIRO

GRUPOS DE ESTUDO

HISTÓRIA DO TEATROestudos e seminários

O Bufão – Gil Vicente – Shakespeare – Calderón de La Barca

FILMES

MUITO BARULHO POR NADA

Uma guerra militar acaba de terminar, mas a ‘divertida guerraentre Beatrice (Emma Thompson) e Benedict (Kenneth Branagh) está apenas começando! Conseguirão seus amigos fazer com que eles, ao invés de brigar, façam amor? Enquanto isso, conseguirá a devoção de um outro casal superar as maliciosas mentiras do perverso Don John (Keanu Reeves)? Agora, cabe ao policial desajeitado (Michael Keaton) salvar o dia e fazer com que o verdadeiro amor ainda possa superar os obstáculos!

SHAKESPEARE APAIXONADO

Comédia romântica que se passa em 1593, mas com ares dos anos 90. Tudo começa quando o jovem Will Shakespeare (Joseph Fiennes) depara-se com uma provação: o bloqueio da criatividade. Não importa o quanto tente, ele não consegue buscar entusiasmo para escrever uma nova peça teatral. Mas então, num momento extraordinário em que a vida imita a arte, ele apaixona-se por Lady Viola (Gwyneth Paltrow), uma mulher que o faz viver sua própria aventura de amor

O MERCADOR DE VENEZA

Na cidade de Veneza, no século XVI, Bassanio (Joseph Fiennes) pede a Antonio (Jeremy Irons) o empréstimo de três mil ducados para que possa cortejar Portia (Lynn Collins), herdeira do rico Belmont. Antonio é rico, mas todo seu dinheiro está comprometido em empreendimentos no exterior. Assim ele recorre ao judeu Shylock (Al Pacino), que vinha esperando uma oportunidade para se vingar de Antonio. O agiota impõe uma condição absurda: se o empréstimo não for pago em três meses, Antonio dará um pedaço de sua própria carne a Shylock. A notícia de que seus navios naufragaram deixa Antonio em uma situação complicada, com o caso sendo levado à corte para que se defina se a condição será mesmo executada


MARÇO

GRUPOS DE ESTUDO

HISTÓRIA DO TEATROestudos e seminários

Stanislavski, Ibsen, Meyerhold

FILMES

HISTÓRIA DO TEATRODocumentário – tv Cultura

os incompreendidos Direção François Truffaut

Ano de produção 1959 País de produção França, Duração 100 min.
Os
Incompreendidos (1959), um marco da Nouvelle Vague; Os Incompreendidos mostra o travesso adolescente Doinel em Paris. Mal amado pelos pais, ele causa problemas na escola e comete pequenos atos de deliqüência, em busca de atenção. Em “Antoine e Colette”, Doinel, no início da idade adulta, conhece o primeiro amor, apaixonando-se pela enigmática Colette

OPINIÃO E ATITUDE

Encontros para discussão e produção de textos tendo como tema a IDADE PENAL

Palestras realizadas pelos jovens do Ponto de Cultura para professores do ProJovem e Formadores do Cenpec, na área de discussão sobre Juventude.


ABRIL

GRUPOS DE ESTUDO

HISTÓRIA DO TEATROestudos e seminários

Brecht, Grotowski

FILMES

O HOMEM DE LA MANCHA
de Dale Wasserman dir Arthur Hiller
Durante a Inquisição na Espanha Miguel de Cervantes (Peter O’Toole) é preso como herege, por propagar pensamentos subversivos. Eleé jogado em um calabouço, ocupado também por ladrões e assassinos, e é “julgado” pelos prisioneiros. Para se defender Cervantes conta a história de um homem idoso, que passa os dias e as noites lendo e consegue ver a injustiça e a trapaça triunfarem. Ele se torna um cavaleiro errante, conhecido como Don Quixote de la Mancha, que decide lutar contra as injustiças do mundo. Durante o “julgamento” Cervantes se transforma em Don Quixote, para poder fazer a sua defesa.
DOM QUIXOTE
DOCUMENTARIO
DOCUMENTÁRIO COM VÁRIOS INTELECTUAIS FALANDO SOBRE A OBRA
DOGVILLE
LARS VON TRIER
Anos 30, Dogville, um lugarejo nas Montanhas Rochosas. Grace (Nicole Kidman), uma bela desconhecida, aparece no lugar ao tentar fugir de gângsters. Com o apoio de Tom Edison (Paul Bettany), o auto-designado porta-voz da pequena comunidade, Grace é escondida pela pequena cidade e, em troca, trabalhará para eles. Fica acertado que após duas semanas ocorrerá uma votação para decidir se ela fica. Após esteperíodo de testes” Grace é aprovada por unanimidade, mas quando a procura por ela se intensifica os moradores exigem algo mais em troca do risco de escondê-la. É quando ela descobre de modo duro que nesta cidade a bondade é algo bem relativo, pois Dogville começa a mostrar seus dentes. No entanto Grace carrega um segredo, que pode ser muito perigoso para a cidade.

EVENTOS

Apresentações de MUTATIS no dia de MOBILIZAÇÃO NACINAL CONTRA A REDUÇÃO DA IDADE PENAL

em frente ao TEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO, Comite contra a Criminalização do Jovem, Universidade de Guarulhos

LEITURA TEATRALIZADA – “NUM LUGAR DE LA MANCHA” de Mario Garcia-Guillén

Em 23 de abril de 1616 faleceram Cervantes e Shakespeare. Também em um 23 de abril nasceram ou morreram outros escritores eminentes. Por este motivo, esta data tão simbólica para a literatura universal foi a escolhida pela UNESCO para render uma homenagem mundial ao livro e seus autores, e estimular a todos, em particular aos mais jovens, a descobrir o prazer da leitura e respeitar a grande contribuição dos criadores para o progresso social e cultural. Em várias partes do mundo a obra de Miguel de Cervantes “DOM QUIXOTE” será lida.

Palestras realizadas pelos jovens do Ponto de Cultura para professores do ProJovem e Formadores do Cenpec, na área de discussão sobre Juventude.


MAIO

GRUPOS DE ESTUDO

HISTÓRIA DO TEATROestudos e seminários

Anchieta, Antonio Jose – O Judeu, Martins Pena, Artur Azevedo

FILMES

A LINGUA DAS MARIPOSAS Jose Luiz cuerda
O
filme mostra os efeitos do fascismo na Espanha através dos olhos de um menino que começa a estudar e descobrir alguns segredos da vida adulta.
O
SORRISO DE MONALISA
Julia Roberts é uma professora de
História da Arte decidida a confrontar os antigos costumes de um colégio de moças. Ao inspirar suas alunas a rever velhos conceitos, ela descobre que tem muito a ensinar sobre a vida e muito mais a aprender sobre o amor.

Eventos

CAPELINHA DE MELÃO apresentações no ponto de cultura

sinopse – Pedro é um caboclinho muito preguiçoso, mas quer casar com Mariana. O Pai dela impõe uma condição: plantar até a noite de São João um roçado de milho, pois tinha certeza que no fundo Pedro precisava de um empurrãozinho para amar a terra, e sentir o prazer de ver os frutos plantados pela sua mão brotando. Mas o tempo dado é curto, fica desolado, pois não acredita que conseguirá. Ele encontra Caamanha, a mãe-do-mato, uma lenda por aqueles sertões, Ela lhesementes mágicas. Pedro sai decidido a cuidar das terras. Perto da data combinada Mariana está na floresta colhendo flores de melão, cravos, rosas e manjericão, encontra o Bruxo Serafim, que quer acabar com o sonho e a fantasia. Este encontro é muito importante, pois Mariana passa a entender melhor Pedro, e convence Serafim a abandonar seus planos cruéis. Pode então colher flores para fazer seu buque e grinalda e também para enfeitar o sítio para a noite de seu casório.


JUNHO

GRUPOS DE ESTUDO

HISTÓRIA DO TEATROestudos e seminários

Teatro de Gupo – Identidade e Conformação

FILMES

TEATRO DE GRUPOdocumentário – tv Cultura

EVENTOS

SARAU PERIFERÍAS dia 2 – CASA DAS ROSAS

FESTA JUNINA dia 30 – No Ponto de Cultura

PALESTRAFORMAÇÃO CONTINUADA – PRÓ JOVEM – ENCERRAMENTO

EDUCAÇÃO E CIDADANIA PARA FORMADORES DO PRO JOVEM

PELOS JOVENS DO PONTO DE CULTURA


JULHO

GRUPOS DE ESTUDO

HISTÓRIA DO TEATROestudos e seminários

Artaud – Bob Wilson – Barba – Peter Brook

CONVITE A FILOSOFIAGrupo de Estudos

A ARTE DENTRO DO CONTEXTO SOCIAL DO PÓS GUERRA AO PÓS MODERNO

II Guerra Mundial – Início da Guerra Fria

FILMES

ARTE NO PÓS GUERRA -A Era JK documentários – itaú cultural

Roma – Cidade Aberta -Rosselini
Entre 1943 e 44, Roma, sob ocupação nazista, é declarada “cidade aberta“, para evitar bombardeios aéreos. Nas ruas, comunistas e católicos deixam suas diferenças de lado para combater os alemães e as tropas fascistas. Filmado logo após a libertação da Itália, em locações reais e com atores amadores, Roma, Cidade Aberta tornou-se o marco inicial do neo-realismo italiano, que mostrou ao mundo que era possível se fazer cinema mesmo sob as condições mais precárias.

PIANISTA Roman Polanski
O
pianista polonês Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody) interpretava peças clássicas em uma rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da 2ª Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus poloneses pelos nazistas. Inspirado nas memórias do pianista, o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. Wladyslaw é o único que consegue fugir e é obrigado a se refugiar em prédios abandonados espalhados pela cidade, até que o pesadelo da guerra acabe.

OLGA Jayme Monjardin
Olga Benário (Camila
Morgado) é uma militante comunista desde jovem, que é perseguida pela polícia e foge para Moscou, onde faz treinamento militar. ela é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler) ao Brasil para liderar a Intentona Comunista de 1935, se apaixonando por ele na viagem. Com o fracasso da revolução, Olga é presa com Prestes. Grávida de 7 meses, é deportada pelo governo Vargas para a Alemanha nazista e tem sua filha Anita Leocádia na prisão. Afastada da filha, Olga é então enviada para o campo de concentração, onde é morta.

EVENTOS

Apresentação de Capelinha de Melão nas Unidades da Fundação Casa

12 apresentações para adolescentes em medida sócio educativa nas unidades do Bras, Raposo Tavares e Franco da Rocha

CO PRODUÇÃO DO PROJETO UM MILHÃO DE HISTÓRIAS DE JOVENS

Para valorizar a juventude como sujeito na construção da história do país, jovens de todo o Brasil iniciaram o movimento Um Milhão de Histórias de Vida de Jovens, que irá mobilizar muitos outros jovens para contar e divulgar suas histórias, e assim mudar a forma como a sociedade e age em relação à juventude. NOSSAS HISTÓRIAS http://historiasreligare.blogspot.com

collage9.jpg

Comentários
  1. Gostaria de receber sugestões e/ou idéias para homenagear Machado de Assis em um desfile civico escolar.

    Desde já, obrigada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s