COLETIVO RELIGARE

PONTO DE CULTURA ARTE AOS QUATRO VENTOS

INSTITUTO RELIGARE RECICLAGEM CULTURAL E SOCIAL

Rua Souza Lima 300 1º and

(11) 3825-9036 – religare@religare.org.br

A PROPOSTA

Religare vem do latim “re-ligare”, que significa “ligar com”, “ligar novamente”, restabelecer a ligação perdida com o mundo que nos cerca ou com o nosso interior.

azul-2elig.jpg

O Instituto Religare, desde 2002, promove o resgate de identidade cultural, desenvolve ações no campo das artes, atua como facilitadora da difusão e inclusão cultural, cria oportunidades e suaviza os dramas que pautam o cotidiano de jovens em situação de risco social. Gerando um aprimoramento intelectual, cultural e filosófico através de suas Oficinas. Pratica-se a educação dos sentidos, e coloca o jovem em contato com idéias que levam a pensar melhor sobre o mundo que o cerca. Um cidadão que tem acesso à produção artística do seu tempo consegue enfrentar com mais clareza a complexidade da sua vida e qualifica-se para aprender a reivindicar melhor a sua participação na sociedade. Trabalhar a arte como uma estratégia evolutiva. Proporcionar através dela, a ampliação cultural aos usuários, aproximá-los de novas possibilidades profissionais, artísticas e técnicas. Proporcionar o contato com as emoções e organizar os sentimentos, ampliar a percepção de mundo; perceber-se como cidadão, desenvolvendo a autocrítica e a auto-estima, através da integração grupal e/ou do contato com seus próprios recursos interiores

Utilizando a arte e a cultura como veículo, promover a inclusão sócio cultural atendendo jovens em diferentes situações de risco social e capacitá-los para o desempenho protagonista na sociedade.

O Instituto Religare iniciou suas atividades com o objetivo especifico de suprir uma demanda identificada ao longo de um processo de 15 anos de trabalho, para a inserção social e cultural de jovens que vinham cumprindo medida sócio educativa. Partindo da experiência vivida dentro da Fundação sobreveio a necessidade em dar continuidade ao trabalho fora de seus muros. Criou-se assim, o Instituto Religare, um espaço para receber os jovens egressos e experiênciar com eles o fazer artístico e o viver em sociedade. Após alguns anos de vivência com o grupo inicial, partimos para a experiência de união com jovens de baixa renda que vinham de diversas comunidades, regiões de alto risco, em busca do fazer artístico. A experiência foi muito bem sucedida. Nosso grupo inicial tem hoje uma apropriação crítica e criativa dentro das atividades com eles desenvolvidas. Ganharam competência cultural e agem como multiplicadores. Hoje somos um centro de encontro, estudo e difusão da cultura, dando continuidade ao trabalho que vem sendo realizado, de atendimento a egressos da Febem/SP e adolescentes e jovens adultos em situação de vulnerabilidade social, através das oficinas de teatro, dança, artes plásticas e musicalidade. Com atividades direcionadas, contribuímos para que o contato com os sonhos / ideais fique latente e sejam expostos . Traçando um paralelo com a vida real do participante, a experiência passa a ser inserida em seu cotidiano, transformando o comportamento social e ampliando o exercício da cidadania.
BENEFÍCIOS RESULTANTES
Artísticos
Proporcionar através das artes, a ampliação cultural aos usuários, aproximando-os de novas possibilidades profissionais, artísticas e técnicas. Proporcionar o contato com as emoções e organizar os sentimentos, ampliar a percepção de mundo; perceber-se como cidadão, desenvolvendo a autocrítica e a auto-estima, através da integração grupal e/ou do contato com seus próprios recursos interiores.
Sociais
Consciência e responsabilidade individual e social. Integração de jovens de diferentes meios sociais. Questionar conceitos, reavaliando sua escolha pessoal, frente à oferta da marginalidade. Conceitos de cidadania, direitos (ECA), ecologia e saúde (drogas, sexualidade, etc.).
Econômicos
Incubação de empreendimento social, de arte, cultura e educação, viabilizar geração de renda alternativa para estes jovens, colocando-os no mercado de trabalho de modo diferenciado.

t1.jpg

.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s